Publicado em 28 de maio de 2014 às 17:49

Infraero afirma que Aeroporto Afonso Pena entregará obras em junho

Segundo a Infraero, o Aeroporto Internacional Afonso Pena, na Região Metropolitana de Curitiba, tem condições e capacidade para receber os turistas durante a Copa do mundo. A estimativa do Ministério do Turismo é de que mais de 160 mil pessoas – calculados entre 26 mil estrangeiros e 136 mil brasileiros – visitem o estado nesse período. Por isso, a própria Infraero promete que as obras no terminal serão entregues na primeira semana de junho deste ano.

O  plano consiste na construção de duas novas pontes de embarque e desembarque (atualmente há seis em operação), modernização do terminal e de dois elevadores já instalados, além da construção de um terceiro. De acordo com a empresa, essas mudanças aumentarão a capacidade do aeroporto de 7,9 milhões para 8,5 milhões de passageiros por ano.

A capital do Paraná sediará quatro jogos, nos dias 16, 20, 23 e 26 de junho, e especula-se que a presença estrangeira na Arena da Baixada seja de 30%. No entanto, a 20 dias do primeiro jogo, as duas novas pontes para embarque de desembarque ainda estão em construção. Enquanto isso, as outras mudanças no terminal incluem a ampliação do teminal de desembarque de 46 mil para 64,8 mil m² e a modernização de duas salas remotas de embarque (aquelas que são acessadas através do ônibus da companhia).

Uma das novidades para vários aeroportos do Brasil durante a Copa são as salas chamadas Fun Zone. São espaços destinados à recepção de turistas com opções de conforto e entretenimento. No Aeroporto Afonso Pena, a Fun Zone será instalada próximo à saída do terminal.

Outro fator de bastante importância para este Aeroporto é o equipamento ILS Cat III, capaz de auxiliar os pilotos no momento de aproximação e pouso quando há neblina e baixa visibilidade, problemas frequentes na região. Este instrumento já fora esperado para a Copa do Mundo, mas, depois, adiaram novamente sua disponibilidade para dezembro de 2014. Agora, segundo a Infraero, a nova expectativa é julho de 2015, após ser homologado pelo Departamento de controle do Espaço Aéreo (Deca) e pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

A Infraero afirma que a neblina não deve ser problema durante a Copa, pois o Aeroporto possui outro instrumento, o ILA Cat II, que já ajuda os pilotos quando há baixa visibilidade. A diferença em relação ao outro aparelho é justamente o grau de visibilidade, sendo o Cat III mais eficiente. Vale ressaltar que só os instrumentos não eliminam o problema. É necessário que o piloto tenha uma habilitação específica e aeronave deve ser homologada.