Publicado em 14 de novembro de 2012 às 15:51

Memorial de Curitiba une arquitetura, história, arte e cultura

Por José Luiz Soares

Para quem visita Curitiba e é ligado em arte e cultura, vale à pena conhecer o Memorial de Curitiba, no Centro Histórico. 

Inaugurado em 1996 e planejado para ser o propulsor de identidade, memória e das atividades artísticas na cidade, é hoje um dos mais modernos centros culturais da América Latina. Imponente e arrebatador na sua arquitetura, concentra arte e folclore, informação e memória, passado e futuro. Ponto referencial da história de Curitiba, hoje cumpre o nobre papel de abrigar o acervo histórico-cultural da capital paranaense, tornando-se um dos maiores orgulhos do povo curitibano.

Em meio a edificações tradicionais, o Memorial tem acessos pela Rua do Rosário e Largo da Ordem. Sua altura equivale a um prédio de sete andares, e foi edificado dentro dos padrões técnicos mais avançados do mundo, com vigas metálicas e laterais de vidro transparente. Erguido em terreno irregular, seu projeto previu a criação de compartimentos e instalações funcionais e criativas. Possui três salões – Paranaguá, Paraná e Brasil – e um mezanino na Praça do Iguaçu.

Seus espaços são essencialmente expositivos e abrigam o acervo do local, além de mostras temporárias. É também utilizado para apresentações cênicas e musicais e atividades culturais múltiplas: grandes bienais, mostras, apresentações teatrais, feiras, palestras e concertos. Para tanto, dispõe de palco para apresentações de teatro e música e de um auditório fechado – o Teatro Londrina – para 144 pessoas.

Em seu acervo, esculturas de Zaco Paraná, Poty Lazzarotto, João Turin, Ricardo Tod, além da “A Tocadora de Guitarra”, de Victor Brecheret, na Praça do Iguaçu. Podem ser apreciados ainda painéis, esculturas e outros objetos de arte, além dos altares da Primeira Matriz de Curitiba, datados de 1780.

Serviço

O Memorial da Cidade de Curitiba na rua Claudino dos Santos, Centro Histórico.
Visitas de terça a sexta, das 9h às 18h, fins de semana das 9h às 15h. Tel. (41) 3321-3313.
Preço: gratuito
Acesso para deficientes: Não tem rampa. Tem elevadores. Tem banheiros adaptados. A porta principal fica no nível da rua
Estacionamento: não