A capital do Paraná, maior cidade da região Sul e a sétima mais populosa do Brasil, é conhecida por manter a melhor qualidade de vida do país. O planejamento urbano, o bom funcionamento do transporte público, o alto índice de educação e baixo anafalbetismo são motivos de elogios. A arquitetura moderna e dinâmica também são fatores de visitação dos turistas, que acabam curtindo até o clima mais frio da região.
Museu Oscar Niemeyer
O Museu Orcar Niemeyer (MON), com cerca de 35 mil m² de área total e mais de 17 mil m² de área expositiva, é considerado o maior da América Latina. É um importante complexo de exposição de artes visuais, arquitetura, urbanismo e design no Brasil. Foi inaugurado em 2002 sob o nome de Novo Museu, mas, em razão de seu formato, projetado pelo próprio Niemeyer, é também conhecido como Museu do Olho. No final do ano passado, chegou à marca de 2 milhões de visitantes.
Endereço: Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico.
Telefone: (41) 3350-4400
Funcionamento: Terça a domingo, das 10h às 18h (Venda de ingressos até 17h30).
Ingressos: R$ 6,00 inteira e R$3,00 para professores e estudantes com identificação. Entrada gratuita: menores de 12 anos, maiores de 60 anos e grupos pré-agendados de estudantes escolas públicas, do ensino médio e fundamental
Ópera de Arame
No Parque das Pedreiras, está um dos principais cartões postais de Curitiba e grande símbolo da arquitetura moderna da cidade. O prédio, de estrutura tubular e teto transparente, foi projetada pelo professor da UFPR Domingos Bongestabs e inaugurado em 1992. Desse edifício, sai a passarela que atravessa o lago artificial até um grande auditório. O local, onde antes funcionava uma pedreira, serve agora como ponto de observação da mata e da flora.
Endereço: Rua João Gava, s/n – Abranches.
Funcionamento: de terça a domingo, das 8h às 22h (sujeito a alterações em função dos espetáculos).
Preço: Grátis (exceto dias de espetáculos).
Jardim Botânico
O Jardim Botânico abriga um dos principais cartões postais de Curitiba: a estufa de três abóbadas, inspirada em um palácio londrino do século XIX. Sua estrutura metálica branca e toda de vidro guarda plantas características da Mata Atlântica do Brasil. O complexo possui ainda o espaço cultural Frans Krajcberg, com exposição permanente de 114 esculturas do artista e ambientalista; o Museu Botânico Municipal; além de trilhas em bosque de araucárias, lago, quadras esportivas e um velódromo.
Praça Tiradentes
A Praça Tiradentes é conhecida como berço histórico de Curitiba: o local onde a cidade nasceu. Reza a lenda que a área fora escolhida pelos primeiros habitantes indígenas, que moravam às margens do rio Atuba. Só ganhou esse nome no período da República, em 1889, pois, antes disso, era chamada de Largo Dom Pedro II, devido à passagem do imperador pela região. Lá estão a Cruz de Cristo, que simboliza o poder legalmente constituído pelo rei de Portugal, em 1693, e o Marco Zero da cidade.
Endereço: Centro, Matriz Curitiba
Catedral Metropolitana
Uma das atrações mais conhecidas de Curitiba. Fica na Praça Tirandentes, por si só um ponto histórico. Também chamado de Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz, foi constrúida nas últimas décadas do século XIX, em estilo neogótico, projetada pelo arquiteto francês Alphone de Plas. Foi erguida no mesmo local onde antes havia a Igreja Matriz, feita no século XVIII, demolida por problemas estruturais.
Bosque Alemão
Antigamente, o espaço de 38 mil m² era a chácara da família Schaffer, mas foi transformado em espaço de lazer em 1996. A ideia era homenagear a cultura alemã, trazida pelos imigrantes a partir de 1833. Possui uma biblioteca infantil, o mirante Torre dos Filósofos, com vista para a Serra do Mar, a sala de concertos Oratório Bach e a trilha “João e Maria”. Entrada gratuita.
Endereço: Rua Niccolo Paganini (esquina com a rua Schubert) ou rua Francisco Schäffer – Vista Alegre.
Funcionamento: diariamente, das 6h às 20h.